terça-feira, 6 de julho de 2010

Programação




Inscrições: esse primeiro momento serve para que os participantes do encontro sejam devidamente alojados e recebam as primeiras instruções acerca do EMEH. Também será feita a distribuição dos materiais e a confirmação da inscrição. Espera-se a participação de 400 (quatrocentos) estudantes.

Reunião do Conselho Regional dos Estudantes de História - Corehi: objetiva discutir com representantes de cada delegação sobre as políticas a serem estabelecidas e o modo de atuação neste encontro além de discutir sobre as construções político/acadêmicas a serem desenvolvidas numa perspectiva mais ampla. Deverá ocorrer nas dependências do prédio do curso de Arquitetura da UEMA.

Abertura oficial do EMEH: apresentação oficial do encontro, com explanação sobre o caráter deste, informações pertinentes e apresentação das delegações. Ocorrerá a partir das 20 horas do primeiro dia do encontro, no auditório do prédio do curso de Arquitetura-UEMA.

Atividades Culturais: acontecerão todas as noites do encontro. Trata-se de um momento de integração e descontração dos participantes. Pretende-se que a cultura regional e nacional seja apresentada através de grupos musicais, populares, apresentações teatrais e da comercialização de alimentos e artesanato típicos. A valorização da cultura de um povo é fator essencial na construção de uma sociedade justa e igualitária. Por isso, entende-se que as noites culturais sejam de extrema importância para o encontro.

Mini-cursos: serão ministrados no segundo e terceiro dia do encontro, sempre pelas manhãs, de forma dinâmica, articulada e crítica. De acordo com a proposta deste EMEH estes mini-cursos serão ministrados nas dependências do curso de História-UFMA, do prédio do curso de Arquitetura-UEMA e em outras dependências, fora do âmbito acadêmico, ainda em fase de articulação, por graduados, graduandos e pessoas que não compõem o corpo acadêmico, mas que possuam conhecimento que contribuam para o desenvolvimento dos temas a ser estudados e debatidos.

Apresentação de trabalhos: ocorrerão a partir das 14 horas do segundo e terceiro dia do encontro com término as 18:30 horas do mesmo dia. Estes trabalhos serão ministrados nas dependências do curso de História-UFMA e do prédio do curso de Arquitetura-UEMA. Os trabalhos deverão ser apresentados pelos participantes através de painéis que ficarão expostos nas dependências supracitadas, com a devida exposição oral emitidas pelos articuladores dos trabalhos.
Os trabalhos também poderão ser apresentados por meio de vídeos elaborados pelos participantes no formato curta metragem ou animação.
Os trabalhos deverão obedecer as normas a ser apresentadas no ato de inscrição dos mesmos.

Mesas redondas: Ocorrerão a partir do segundo e terceiro dia do encontro com término as 18:30 horas do mesmo dia. Ocorrerão nas dependências mencionadas anteriormente e tratarão de diversos temas relacionados ao campo de atuação do estudante/profissional de história assim como os desdobramentos políticos/sociais/culturais de nossa sociedade, priorizando o debate problematizado sobre os rumos do ensino brasileiro.
Exposição de filmes e debates sobre a sétima arte: ocorrerão a partir das 17 horas do segundo e terceiro dia do encontro, provavelmente no “Cine Praia Grande”, onde se discutirá sobre os desdobramentos da arte cinematográfica e suas perspectivas.

Plenária final: fórum máximo de discussão e deliberação dos estudantes de História do Maranhão. Decide, priorizando-se o consenso, as atividades da EMEH para os próximos anos. É aqui também que é escolhida a próxima escola sede do EMEH.

Encerramento: cerimônia de encerramento do encontro com participação de representantes das IES participantes, comissão organizadora e do movimento estudantil. Deverá ocorrer a partir das 20 horas do quarto e último dia no auditório central da UFMA.


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